Aduaneiras Minas, Documentos Aduaneiras Minas
logomarca
ÁREA RESTRITA

Documentos

Alguns dos documentos mais utilizados:


FATURA PROFORMA 

Emitido pelo exportador, contém a descrição e as condições de venda da mercadoria.


FATURA COMERCIAL 

Emitida pelo exportador, contem a descrição das mercadorias. Seu original é documento hábil para desembaraço alfandegário.


CERTIFICADOS: 

Certificado de Origem - MERCOSUL ou ALADI - Habilita o importador a se beneficiar das preferências percentuais previstas nos Acordos MERCOSUL ou ALADI.

Em Minas estão credenciadas para emitir esses certificados:


Federação das Indústrias de Minas Gerais

R. Timbiras 1200 - Belo Horizonte

Departamento de Comércio Exterior


Federação do Comércio de Minas Gerais

R. Curitiba 561 - Belo Horizonte

Departamento de Comércio Exterior



SGPC (Sistema Geral de Preferência Comercial) - Emitido pelo Banco do Brasil S/A e utilizado entre países em desenvolvimento, garantindo preferência percentual nas importações.


SGP (Sistema Geral de Preferência) - Emitido pelo Banco do Brasil S/A. Garante isenção ou redução do Imposto de Importação de Mercadorias provenientes de países em desenvolvimento para os países desenvolvidos.


Certificado do INMETRO - Certificado emitido pelo Instituto de Metrologia. Necessário nas importações de produtos sujeitos ao seu controle de qualidade (brinquedos, por exemplo).


FITOSSANITÁRIO - Emitido pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento atestando o estado da mercadoria sob seu controle, isentando-a de doenças e pragas.


RE (Registro de Exportação) - Registro eletrônico processado no SISCOMEX para todas as exportações brasileiras.


LI (Licenciamento de Importação) - Automático.


LI (Licenciamento de Importação) - Não automático - Autorização concedida pelo DECEX para algumas mercadorias sujeitas a controles especiais na importação. Controles especiais abrangem aspectos cambiais (prazo de pagamento e preço) ou pareceres de outros órgãos federais: Ministério da Saúde, Comando do Exército, da Marinha ou Aeronáutica, IBAMA, Ministério de Agricultura e Abastecimento etc.


PACKING LIST

Lista relacionando o conteúdo de cada embalagem importada ou exportada.


BILL OF LADING 

Conhecimento de Embarque Marítimo emitido pela Cia. de Navegação Marítima que prova a propriedade da mercadoria. Contém dados do importador, do exportador, resumo das mercadorias embarcadas, tipo e quantidade de embalagem, peso, preço do frete etc.


AWBL 

Airway Bill of Lading - Conhecimento de Embarque aéreo emitido pela Cia. de Navegação Aérea. Contém todos os dados descritos no BL acima.


MAWB 

Master Airway Bill of Lading - Conhecimento de Embarque endereçado ao Agente de Cargas. É utilizado quando há cargas consolidadas num mesmo container.


HAWB 

House Airway Bill Of Lading - Conhecimento de Embarque originário do MAWB e que define o proprietário final das mercadorias.


MICT/DTA

Manifesto Internacional de Cargo Rodoviária.


CARTA DE CRÉDITO (L/C) 

Documento de crédito emitido por banco determinando as condições de pagamento ao exportador. Habitualmente, o importador relaciona na LC todos os documentos necessários para atender as exigências fiscais, administrativas e cambiais no país importador 


Cadastre-se

Telefone: +55 (31) 3259-3838
Endereço: Rua dos Guajajaras nº 977, 12º andar
CEP: 30.180-100 - Belo Horizonte - MG - Brasil
E-mail: aduaneirasminas@aduaneirasminas.com.br

© Copyright 2015
Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela ConsulteWeb